Assinado início de obra da Escola de Educação Infantil do Bairro São Cristóvão

O início de obras para construção da Escola Municipal de Educação Infantil do Bairro São Cristóvão foi assinado nesta terça-feira, 03 de maio.  No ato de assinatura estavam presentes o Prefeito Roberto Felin Júnior, secretários municipais, servidores públicos e a empresa responsável pela obra.

O local irá receber 96 alunos em turno integral. Com 773,68 m² de área construída, o espaço será dividido em dois blocos, que serão interligados pelo pátio coberto.  Serão cinco salas de aula, sala de professores, fraldário, cozinha, lavanderia, almoxarifado, solários, entre outros ambientes.

A obra está sendo construída de acordo com as normas de acessibilidade, o que prevê além de espaços com dimensionamentos adequados, todos os equipamentos específicos de acordo com as normas, tais como: rampa de acesso, piso tátil e sanitários para pessoas portadoras de necessidades especiais (adultos e crianças).

Para o Prefeito de Frederico Westphalen, Roberto Felin Júnior, é gratificante poder assinar o início obra de mais uma demanda histórica do município. “Pegamos uma área com invasão e uma perspectiva da comunidade do Bairro São Cristóvão que um dia sairia uma escola de educação infantil naquele local. A atual Administração Municipal, entendendo o anseio da comunidade assumiu esse compromisso. A obra iniciou e é mais uma das demandas de Frederico que estão sendo resolvidas em conjunto com o Governo Federal, mas por esta Administração, por esta equipe. Parabéns a todos envolvidos. São atitudes como estas que garantem o futuro de todos”, afirma o prefeito.

A obra possui investimentos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Prefeitura de Frederico Westphalen.  O prazo para conclusão é janeiro 2017 e o  valor investido é de R$ 1.055,75, 56 milhão.

História

Para atender esse anseio da comunidade frederiquense, que há anos espera por uma Escola de Educação Infantil no Bairro São Cristóvão, muitos foram os caminhos percorridos. No ano de 2008 foi assinado um convênio com o Governo Federal para construção de uma escola, entretanto o Governo não liberou os recursos e a área destinada para construção foi invadida por mais de 10 famílias.

Em 2013 as famílias são retiradas da área invadida e a Prefeitura passa a pagar aluguel social para elas. Neste mesmo ano novo processo é encaminhado para o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com resposta positiva e assinatura do convênio no fim do ano de 2013.

Os trabalhos de terraplanagem começam no ano de 2014, em que são retirados aproximadamente 12 mil metros cúbicos de terra, pelas máquinas da Prefeitura. Dia 23 de fevereiro de 2015 a empresa licitada entrega o relatório executivo de construção e a Prefeitura autoriza o início da obra.

Com o não cumprimento do cronograma estabelecido a Prefeitura cancela o contrato com a empresa e abre nova licitação em 02 de outubro de 2015. Seguindo os tramites legais do processo licitatório as empresas entregam suas propostas dia 29 de janeiro de 2016.

A nova empresa, vencedora da licitação, foi divulgada dia 19 de fevereiro de 2016, sendo a responsável pela execução da obra da Escola Municipal de Educação Infantil do Bairro São Cristóvão.

ASCOM Prefeitura de FW

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]