Assinado contrato para implantação do videomonitoramento em Frederico Westphalen

Na tarde desta terça-feira, 08, foi assinado o contrato para instalação, locação e manutenção de equipamentos do sistema de videomonitoramento em Frederico Westphalen.  O valor a ser investido é de R$ 300 mil, correspondente a locação do sistema de videomonitoramento urbano, durante o período de 3 anos, com a empresa Digitaltec Comércio e Prestação de Serviços Ltda, de Porto Alegre.

O contrato prevê a instalação de 8  pontos de captação de imagens, com sede de operacionalização no 37º Batalhão da Brigada Militar. O sistema deverá estar instalado e em pleno funcionamento até o dia 20 de maio de 2016. A empresa contratada deverá prestar os serviços de locação, manutenção e operação assistida, de forma a manter os equipamentos em perfeito funcionamento pelo período do contrato, com a possibilidade de renovação.

O monitoramento deverá ser realizado pelo Corpo Voluntário de Militares Inativos ou pelos Ativos. O sistema de videomonitoramento de Frederico Westphalen estará integrado ao Departamento de Comando e Controle Integrado (DCCI), podendo colaborar com informações importantes, já que o município está localizado em um ponto estratégico, próximo a fronteira com do Brasil com Paraguai e Argentina, e próximo a divisa com o Estado de Santa Catarina.

Segundo a presidente da ACI-FW, Simonia de Oliveira, a  empresa Digital Tec Comércio e Prestação de Serviços Ltda, contratada para a implantação do sistema de videomonitoramento em Frederico Westphalen,  é a mesma que presta serviço para Secretaria da Segurança  Pública de Porto Alegre. ” Em outubro de 2015 nós estivemos em Porto Alegre visitando o Departamento de Comando e Controle Integrado, da Secretaria da Segurança  Pública. A tecnologia deles é de ponta, com um software desenvolvido pela Digital Tec, por isso escolhemos a mesma empresa para prestar o serviço, havendo a integração no projeto existente”, comenta Simonia

Estiveram reunidos para os últimos ajustes contratuais na tarde de ontem, 7,  o Prefeito de Frederico Westphalen, Roberto Felin Junior, o responsável técnico voluntário do projeto, Ivan Carlos Viana, e os representantes da Associação Comercial e Industrial (ACI-FW): a presidente, Simonia de Oliveira, o vice-presidente, Paulo Dalmolin,  o Assessor Jurídico, Antônio Bertani, e o tesoureiro Isac Dal Piva.

De acordo com o Prefeito Roberto Felin Júnior, os recursos para o videomonitoramento são reflexo da lucratividade da Expofred 2014, em que foram divididos em 1/3 para a realização da Expofred 2016, 1/3 para a Prefeitura Municipal e 1/3 para a Associação Comercial e Industrial (ACI). A parte da Prefeitura Municipal e mais uma quantia significativa da ACI foram utilizadas para o contrato.

As câmeras ficarão em pontos estratégicos do município, visando uma ampla cobertura. “Esse tipo de sistema vai permitir que a gente consiga monitorar quem entra no município, a sua atuação dentro da cidade e sua saída. Com certeza será um grande avanço para comunidade, pois vamos diminuir os índices de criminalidade, em um sistema de videomonitoramento direcionado para a segurança dos frederiquenses”, diz o Prefeito, que completa sua fala contando que outros municípios já estão interessados no projeto de Frederico Westphalen, que foi considerado modelo pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul e, por esse motivo, o município foi convidado a participar como pioneiro no projeto “Olhos da Fronteira”.

ASCOM – Prefeitura Frederico Westphalen

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]