Arcos serão retirados para revitalização

Os arcos, que se tornaram uma marca de Frederico Westphalen, serão retirados para que seja viabilizada uma avaliação técnica estrutural. O objetivo é analisar a possibilidade de manutenção das estruturas e, posteriormente, dar sequência ao projeto de revitalização da Rua dos Arcos que está sendo preparado pelo curso de arquitetura e urbanismo da  Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) em parceria com a equipe técnica de arquitetos e engenheiros da Prefeitura.

Segundo o secretário de Planejamento, Alexandre Martinazzo, esta ação não irá descaracterizar o projeto que está sendo debatido junto à comunidade. “Uma das prioridades da Administração Municipal é revitalizar a área central da cidade. Aguardamos a entrega da versão final do projeto que está sendo desenvolvido pela URI para dar prosseguimento aos próximos passos da revitalização desta rua”, frisou.

A retirada foi acordada durante uma reunião realizada na última semana entre o Poder Municipal, por meio das secretarias e da comissão organizadora do Frederico em Luz, empresários e a distribuidora de energia Rio Grande Energia (RGE).

Os arcos devem ser removidos nos próximos dias para que, neste primeiro momento, seja executada a obra de melhoria da rede elétrica que visa padronizar a estrutura, onde serão substituídos os postes de madeira por concreto e a instalação de rede compacta que é visualmente mais limpa. A obra será executada pela distribuidora até o dia 15 de novembro que investirá aproximadamente R$ 30 mil.

Atendendo a solicitação de empresários, a obra da RGE ocorrerá em domingos ou feriados. Por parte da Prefeitura, uma nova  iluminação pública será instalada no local assim que a distribuidora concluir a reestruturação da Rede da via pública.

Para o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Paulo Lima, a rua dos arcos já é uma rua temática e deve receber uma atenção especial. De acordo com ele, os arcos voltarão para este local restaurados e com a nova proposta de fixação já padronizada com a instalação de floreiras na base. Já a secretária da Fazenda, Simone Duarti, ressalta que a via receberá uma ornamentação especial para este Frederico em Luz e que mesmo sem os arcos por este período Natalino, a rua continuará sendo ponto turístico.

Quanto à parceria entre Administração Municipal e URI, o prefeito José Alberto Panosso esclarece que será realizada nova audiência pública onde será apresentado novamente o projeto com alterações já apontadas pela comunidade para que seja aprovado este trabalho que tem previsão de execução para o primeiro semestre de 2019.

 
Fonte: Ascom

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]