Aprovada Moção de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais

Moção de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais foi aprovada durante a 7ª Conferência Estadual de Saúde na cidade de Porto Alegre, evento que reuniu mais 2.500 pessoas e ocorreu nos dias 18, 19 e 20 de Setembro de 2015.

A conquista é fruto do trabalho da cadeirante Eliane Galhardo, representante do segmento dos usuários do SUS na delegação de Frederico Westphalen, sendo que para ir à Plenária Final, a proposta necessitou de mais de 100 assinaturas dos demais Delegados que estavam presentes na Conferência para só então ir à votação, onde foi aprovada pela grande maioria dos votos.

A Moção se refere ao seu cotidiano de idas e vindas, o qual repercute na gênese e manutenção de patologias ora sentidas pelo cadeirante, tendo em vista que a locomoção diária agrava as lesões nestas pessoas. Visando agilizar esse processo, se faz necessário criar uma Vara de Saúde no Judiciário garantindo a atenção e cumprimento das demandas, possibilitando dar uma maior atenção a casos de saúde, priorizando ações judiciais quando se tratar de garantia de saúde, contemplando todas as necessidades do cidadão.

Agora a referida moção constará no Relatório Final da Conferência, que juntamente com as 40 propostas eleitas pelos Delegados do Rio Grande do Sul, serão enviadas para Brasília para serem discutidas durante a 15ª Conferência Nacional de Saúde, que ocorre entre os dias 1 e 4 de Dezembro.

Eliane contou com o apoio do Vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde, Cláudio Augustin, que foi solidário a causa e juntamente com outros Delegados, a incentivaram e auxiliaram na divulgação da Moção. “É de fundamental importância participar das conferencias, pois nelas, é possível apresentar e destacar quais necessidades e desejos, nós, usuários do SUS, temos.” destaca Eliane.

001

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]