Administração Municipal institui programa de acompanhamento às gestantes

A Administração Municipal de Frederico Westphalen auxilia por meio de programas como Primeira Infância Melhor (PIM) e Criança Feliz (CF) o atendimento prioritário famílias com bebês e crianças de zero a três anos de idade, gestantes beneficiárias do Programa Bolsa Família, crianças com até seis anos que são favorecidas pelo Benefício de Prestação Continuada (BPS), e crianças de até seis anos que estão afastadas do convívio familiar – em a partir de medida de proteção.

Em razão do número significativo de gestantes, no município, em diferentes fases de gravidez, o Poder Público criou mecanismos de prevenção, intervenção, orientação, acompanhamento e proteção para as gestantes, recém-nascidos e bebês tenham seus direitos garantidos. Dentre estes mecanismos está o projeto “Mamães Assistidas”, instituído no município em maio de 2018, através da lei municipal n° 4.524 de 20 de junho de 2018. 

O programa Mamães Assistidas promove um atendimento especializado para gestantes de qualquer faixa etária a partir da décima quarta semana de gestação, atendidas pelos programas PIM/Criança Feliz, que é beneficiária do Programa Bolsa Família ou que está incluída na definição de público prioritário estipulada pela Administração.

Fortalecer a viabilização de políticas públicas de cunho preventivo, voltados a gestantes e ao nascituro, referenciados pelos Programa Primeira Infância Melhor- PIM/Criança Feliz, através de intervenções específica, planejada e de caráter continuado, de atenção e acompanhamento psicossocial atrelados as ações de saúde é o objetivo primordial do programa.

O programa possui uma metodologia que envolve o acompanhamento e a intervenção com as gestantes, desenvolvida sob a coordenação do CRAS e por equipe multiprofissional em interface com outras secretarias municipais relacionadas ao tema. São estes profissionais que promovem orientação sobre temas diretamente ligados à gestação e os primeiros cuidados com o bebê.

Concomitante as intervenções de orientação são oferecidas oficinas práticas de confecção de parte do enxoval para o bebê. A Secretaria de Assistência Social e Habitação disponibiliza um profissional específico para a oficina prática e o material para confecção e parte das peças que irão compor o kit a ser fornecido para a gestante que participar das atividades proposta pelo programa, e ter, comprovadamente, no mínimo, 75% de participação.

O kit completo é composto de: banheira plástica infantil, jogo de lençol completo, travesseiro, toalha de banho infantil, toalha de boca, fraldas de pano, body de malha, meias, cobertor, termômetro digital, Tip Top, álcool 70%, lenço umedecido, cueiro, gaze, pomada para assadura, sabonete, shampoo e uma bolsa personalizada para gestante. Como mencionado, uma parte dos itens são confeccionados pelas próprias gestantes durante o período de realização do programa, enquanto o restante é subsidiado com recursos municipais sob dotação orçamentária da Secretaria Municipal de Assistência Social.

A Secretária Municipal de Assistência Social e Habitação, Carla Veronese, ressaltou que este programa veio para qualificar os serviços destinados às gestantes do município.

– O programa “Mamães Assistidas” está diretamente voltado a intervenções de cunho preventivo, tem como foco principal garantir a efetivação dos direitos a gestante, articulados com as demais políticas públicas, utilizando-se de uma dinâmica que envolve cuidado, atenção, orientação e apoio. O programa vem para complementar e qualificar as ações e serviços voltados a Gestante e a primeira infância desenvolvidos no município. – destacou a responsável pela Pasta da Assistência Social. 

ASCOM – Prefeitura Frederico Westphalen

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]