A abertura do Acampamento Farroupilha de Porto Alegre, neste sábado (7), será duplamente simbolizada pela superação. Depois de brilhar no desfile dos campeões da Expointer, o cavalo Caramelo vai participar da cerimônia.
Além disso, a Chama Crioula será conduzida por uma pessoa que perdeu tudo na enchente e que, mesmo assim, virou voluntária na tragédia climática que deixou 183 mortos no estado.
Segundo a secretária de Cultura de Porto Alegre, Liliana Cardoso, o fogo que simboliza a festa será recolhido da Pira da Pátria, no encerramento do desfile de 7 de Setembro.
“Seguiremos a cavalo até o Parque da Harmonia. Será um momento de muita emoção”, afirma Liliana, que preside a Comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas.
Também no sábado, a Chama Crioula será levada ao estúdio do Jornal do Almoço por cavaleiros do grupo de cavalgadas Alfeu de Oliveira, de Butiá, acompanhados de José Fernando Almeida Vieira, filho e sobrinho, respectivamente, de Fernando Machado Vieira e João Machado Vieira. Ambos integraram do “Grupo dos 8”, que fundou o primeiro CTG do estado, o 35 CTG em 1947, e que deu início à tradição da Chama Crioula, há 77 anos.
Fonte: g1 RS
Comentar