Abertura da Semana do Meio Ambiente conta com lançamento de aplicativo

Com o objetivo de promover a conscientização sobre o desenvolvimento sustentável e a preservação ambiental, iniciou nesta segunda-feira, 3, a Semana do Meio Ambiente de Frederico Westphalen.  A solenidade de abertura, foi realizada no Salão Nobre da Associação Comercial e Industrial de Frederico Westphalen (ACI FW), e contou com a divulgação das ações que ocorrerão no decorrer desta semana e com o lançamento do aplicativo Recicla Frederico, voltado ao gerenciamento e destinação de resíduos.

O aplicativo para smartphones Recicla Frederico, foi desenvolvido em parceria entre o projeto Recicla Frederico, Secretaria de Municipal de Meio Ambiente, Universidade Federal de Santa Maria – campus Frederico Westphalen, por meio do curso de Sistemas de Informação, e as empresas Alliance Software e Innovare Web.

O software foi criado pelo acadêmico de Sistemas de Informação Wagner de Moura, orientado pela professora do curso, Adriana Pereira. O aplicativo permite o acesso à informações, como: dias de coleta de resíduos domiciliares por bairro; separação de resíduos domiciliares (orgânico e seco); calendário e mapa do Programa Entulho Zero; localização dos Ecopontos de óleo vegetal, pilhas, pneus, medicamentos e a possibilidade de traçar rotas para chegar até esses locais; a responsabilidade do Poder Público e dos geradores quanto à destinação dos resíduos gerados em Frederico Westphalen. O aplicativo Recicla Frederico já está disponível para download nos sistemas Android e iOS.

Em sua fala, o prefeito José Alberto Panosso destacou a importância da parceria com as universidades e entidades de FW. “O município já evolui bastante com os projetos desenvolvidos através dessas parcerias, principalmente, com relação à destinação de resíduos e agora com este aplicativo que irá contribuir muito. Então, a Semana do Meio Ambiente vem para buscarmos conscientizar a população sobre o seu papel para que juntos, possamos melhorar o meio ambiente em que vivemos”, frisou.

A semana do Meio Ambiente segue até este sábado, 8, com atividades elaboradas em conjunto entre a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e demais integrantes do projeto Recicla Frederico.

Programação

Conforme a programação, durante a Semana do Meio Ambiente serão instalados Ecopontos de coleta de óleo vegetal nas escolas Afonso Pena, Edgar Marques De Mattos, Cardeal Roncalli e Nossa Senhora Auxiliadora, ocorrerão palestras sobre educação ambiental nas escolas do município e além disso, serão feitas visitações às empresas de consultoria ambiental.

Encerrando as atividades, no sábado, 8, ocorrerá uma Blitz Ecológica, a partir das 9 horas, na Praça da Matriz. Ao longo da manhã, serão distribuídos “kits ecológicos” com mudas de árvores nativas, panfletos explicativos sobre logística reversa e descarte de resíduos, além de lixeiras para automóveis.

Concurso de desenhos

Com o intuito de ampliar o trabalho de educação ambiental nas salas de aula, também será realizado um concurso de desenho com os alunos de 5º ao 9º ano das escolas das Redes de Ensino Estadual, Municipal e privada de Frederico Westphalen. Com o tema “Ideias sustentáveis: Como eu quero minha cidade” os alunos poderão se inscrever até o dia até o dia 15 de junho de forma gratuita.

Para participar, todos os desenhos deverão ser desenvolvidos em folha A4 e a primeira fase do concurso será realizada de forma interna em cada escola. Os desenhos serão avaliados por uma comissão formada por um professor e um aluno da escola, assim como um representante do Projeto Recicla Frederico. O resultado dessa fase será divulgado até o dia 15 de agosto.

A segunda fase será realizada no mês de setembro e será avaliada pela comunidade em uma exposição no evento Setembro Verde, com resultado até o dia 30 de setembro. Os critérios a serem avaliados nas duas fases são: originalidade, temática, criatividade e mensagem. A soma dos votos da comunidade para cada desenho originará os três mais votados, que serão premiados com kits literários e ecológicos.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]