Abertura da 33ª Feira do Livro de FW homenageia a magia circense

Teve início ontem, dia 07, um dos eventos mais encantadores do ano: a 33ª Feira do Livro de Frederico Westphalen.

A abertura oficial contou com um Cortejo Circense, saindo da frente da Biblioteca Municipal até a praça. O Cortejo teve a participação do artista convidade Marcel Lorenci Dimbarre, do projeto Circo Social da CUFA/FW, Banda Marcial da Escola Cardeal Roncalli e outros alunos frederiquenses, que foram coordenados por Danilo André Gregory e Juliana Saraiva. O Cortejo Circense encantou todos os frederiquenses, que pararam seus afazeres para apreciar o desfile e aplaudir sua passagem.

Já no Largo Vitalino Cerutti, as crianças do projeto Circo Social da CUFA, coordenado por Ana Jaqueline Nunes, realizaram uma apresentação inspirada nos espetáculos do Cirque du Soleil.

Após, autoridades fizeram seus discursos de abertura, numa solenidade repleta de emoções e homenagens. A Secretária da Educação e Cultura, Sidene Buzatto, fala sobre a importância e significado do evento:

O prefeito Roberto Felin Junior fez um discurso emocionante homenageando o patrono da Feira, Wilson Ferigollo. O prefeito convidou a mãe de Ferigollo para entregar o sino, que ele tocou, representando a abertura do 33ª Feira do Livro.

Dando seguimento a programação, foi realizado um bate-papo com o jornalista e escritor .Airton Ortiz, com a mediação da Prof.ª Rosângela Fachel de Medeiros e o Prof.º Carlos André Dominguez. Ortiz formou-se em Jornalismo pela PUC-RS e é conhecido como sendo o criador do gênero Jornalismo de Aventura, aliando jornalismo e literatura em narrativas sobre viagens e a natureza. Suas obras já foram finalistas dos prêmios Açorianos de Literatura, Prêmio Esso de Jornalismo e ganhou prêmios como Euclides da Cunha e Livro do Ano da Associação Gaúcha de Escritores. Airton foi por quatro vezes patrono da Feira do Livro de Porto Alegre.

No bate-papo o autor reafirma a importância da leitura, dizendo que “ler não é um dever, e sim um direito”, nos falou sobre sua carreira, como se apaixonou pelo jornalismo e contou episódios de suas viagens. Sobre seu processo de produção, Ortiz diz que o principal é o planejamento da viagem:

Hoje a programação segue com muitas atividades, confira:

08/10 – Quinta-Feira (manhã)
08h Abertura dos estantes
08h15 Animação cultural com Bombom – Danilo André Gregory
08h Performance – Estátua Humana – Fauno / Marcel Lorenci Dimbarre
8h30 Encontro e bate-papo com o escritor Wagner Costa. Mediação: Profa. Dra. Fabiane Zampieri (URI/FW). (Público infantil e anos iniciais)
9h15 Teatro “Banana com Canela” – Teatro Vagamundo. SESC parceiro na realização. (Público infantil e anos iniciais).
10h15 Encontro e bate-papo com o escritor Wagner Costa e Tiago Pereira Haubert (Público Infantojuvenil, anos finais e Ensino Médio. Mediação: Profa. Dra. Luana Teixeira Porto (URI/FW).
11h Animação Cultural com Bombom – Danilo André Gregory

 

08/10 – Quinta-Feira (tarde)
13h15 Animação cultural com Bombom – Danilo André Gregory
13h15 Performance – Estátua Humana – Fauno / Marcel Lorenci Dimbarre
14h15 Encontro e bate-papo com o escritor Wagner Costa. Mediação: Profa. Ms. Alessandra Tiburski Fink (URI/FW).
15h Encontro e bate-papo  com Danilo André Gregory e lançamento do seu livro “A Enchente”. Mediação: Profa. Ms. Alessandra Tiburski Fink (URI/FW).  (Público Infantil e Anos Iniciais).
15h30 Encontro e bate-papo com o escritor Wagner Costa e Tiago Pereira Haubert (Público Infantojuvenil, anos finais e Ensino Médio. Mediação: Profa. Dra. Ana Paula Teixeira Porto (URI/FW).
16h30 Animação Cultural com Bombom – Danilo André Gregory
16h30 Sessão de Autógrafos

 

08/10 – Quinta-Feira (noite)
19h15 Serenata da Saudade “Pompilho Girardello”, o Mágico da Leitura, sob coordenação de Danilo André Gregory e Novos Loucos Poetas (Evelyn Guth, Karine Pereira e Ivan Chaves)
20h Mesa Redonda com Tiago Pereira Haubert, Wagner Costa, Elenice Szatkoski e Câmara dos Escritores do Alto Uruguai. Mediação: Dr. Daniel Pulcherio Fensterseifer (URI/FW) e representante da Associação Cultural ATENA-ACA
21h Show de Malabares de Luz K8, com “O Bobo da Corte” –  Marcel Lorenci Dimbarre
21h15 Teatro “La Perseguida” – Teatro Vagamundo e SESC como parceiro na realização. Sessão de autógrafos. (Púbico: jovens e adultos, educadores, comunidade em geral).

 

09/10 – Sexta-Feira (manhã)
08h Abertura dos estantes
08h15 Performance Estátua Viva – Chapeleiro Maluco / Marcel Lorenci Dimbarre
8h15 Animação cultural com Bombom – Danilo André Gregory (Público: anos iniciais)
8h30 Encontro e bate-papo com o Cláudio Levitan. Mediação: Curso e Mestrado em Letras, Profa. Dra. Ilse Maria da Rosa Vivian (URI/FW).
9h15 Opereta Pé de Pilão. (Público: EMEI’s, Anos Iniciais e Infantojuvenil)
10h15 Concurso de Recitação de Poesias “Pé de Pilão” – Mario Quintana. (Público: Anos Iniciais)
11h Animação Cultural com Bombom – Danilo André Gregory

 

09/10 – Sexta-Feira (tarde)
13h15 Performance Estátua Viva – Chapeleiro Maluco / Marcel Lorenci Dimbarre
13h15 Animação cultural com Bombom – Danilo André Gregory
13h30 Encontro e bate-papo com o Cláudio Levitan. Mediação: Profa. Dra. Ilse Maria da Rosa Vivian (URI/FW). (Público Infantil e Infantojuvenil)
14h15 Concurso de Recitação de Poesias “Pé de Pilão” – Mario Quintana. (Público: Anos Iniciais)
15h Opereta Pé de Pilão. (Público: EMEI’s, Anos Iniciais e Infantojuvenil)
16h Animação Cultural e Contação de Histórias com Bombom – Danilo André Gregory. Resultado do Concurso de Recitação de Poesias (Público: Educação Infantil e Anos Iniciais)

 

09/10 – Sexta-Feira (noite)
19h15 Recital de Poesias, com “Loucos Novos Poetas”, sob coordenação de Danilo André Gregory
20h Encontro e bate-papo com o Cláudio Levitan. Mediação: Profa. Dra. Rosângela Fachel de Medeiros (URI/FW).
21h15 Apresentação do Coral Jovem “Em Canto”, sob coordenação de Juliano Maciel.
21h15 Show de Malabares / Caveira Mexicana, com Marcel Lorenci Dimbarre. Encerramento da XXXIII Feira do Livro, com Cortejo Circense. (Público: jovens e Adultos)

Atividades paralelas dos dias 8 e 9:

Mostra: “A Feira tem muita história para contar e encantar”
Sessões de Contação de Histórias, com Lurdes Burin.Local: Espaço Literario BrinquelendoPoesias Cantadas e Histórias ContadasHorário: 8h30 às 11h30 / 13h30 às 16h30Público: EMEI’s, Pré-Escola e 1º AnosObs: Agendamento prévio de horários, na SMEC
Estátua Viva: diferentes personagens invadem a Feira – Chapeleiro Maluco, Fauni – Meio Homem/Meio Bicho.
Espaço de Criação de Produção: “Pintando Ideias”Coordenação SMEC e Projeto Arte, Educação e Cidadania
Oficina de Palhaçaria com Daniel Lucas de Lima MouraLocal: Biblioteca Pública Carlos Luiz Vendruscolo – BPMData: 09/10/2015Horário: 8h30 às 10h30Público: professores e público em geral (jovens e adultos)Inscrição prévia, na SMEC.
Exposição de Fotos: Palhaço Rabito aterriza na sua Aldeia! Uma Ode às Diferenças / SESC
Espaço Leitura de Imagens – O Meio Ambiente – Curso de Biologia da URI
Filme documentário: “Nas margens do Riso – Quilombos de Alegria e Lurta” / SESC09/10/2015Local: Cine FlorestaHorário: 14h às 16hPúblico: Anos Finais e Ensino Médio
Documentário “Histórias de ontem, riquezas de hoje” / Elaboração SESC Maturidade Ativa.Local: Cine FlorestaData: 08/10/2015Público: Anos Iniciais, Finais e Ensino Médio
Cobertura em tempo real: Agência da Hora – UFSM Campus Frederico Westphalen.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]