Aapecan completa 16 anos de atuação

Em 16 anos na prestação do serviço de acolhimento provisório institucional, assessoramento, e defesa e garantia de direitos, a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) já atendeu mais de 20 mil usuários no Rio Grande do Sul. Considerada como uma Organização da Sociedade Civil (OSC), a instituição é referência no Terceiro Setor no Estado. A OSC oferece de forma gratuita apoio e orientação de acesso às políticas sociais para pessoas com diagnóstico de Câncer que se encontram em situação de vulnerabilidade social. O dia cinco de março de 2005 foi o marco inicial do trabalho da Aapecan em Caxias do Sul, quando foi criado, por um grupo de voluntários, o primeiro espaço.  Até hoje, já são 14 Unidades distribuídas em todas as regiões do RS: Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Rio Grande, Ijuí, Uruguaiana, Passo Fundo, Lajeado, Pelotas, Bento Gonçalves, Lagoa Vermelha, Camaquã, Bagé, incluindo a caxiense. 

O diretor executivo e um dos fundadores, Paulo Vasques, destaca que o trabalho em equipe é fundamental para cumprir com a missão da instituição: “eu tive a iniciativa, porém o sucesso extraordinário da Aapecan é resultado de uma grande parceria da nossa equipe. Todos acreditaram que juntos poderíamos fazer essa transformação, fazer a diferença na vida de tantos usuários, e familiares, que já foram beneficiados e que estão sendo – e que serão – beneficiados pela Aapecan”, avalia ele. 

Todo o trabalho realizado só é possível graças a sensibilidade e solidariedade de cada contribuinte, doador, voluntário, parceiros e colaboradores que acreditam na vida, ajudam a instituição a ir mais longe e a ressignificar nossos olhares frente ao Câncer. 

Sobre os desafios no cenário atual, Paulo relata: “a nossa principal preocupação hoje é não deixar nenhum usuário sem acolhimento, dieta e suplementos, e kits de alimentação. Estamos nos reinventando nesta pandemia para que nenhum usuário fique sem apoio. Estamos focados, trabalhando junto com a coordenação, os técnicos, a comunicação, o telemarketing, a supervisão e os coordenadores, para continuarmos nossa missão”.

A direção leva em conta a ampliação das estruturas e projetos futuros para o crescimento no momento ideal. Das 14 Unidades, dez possuem Casa de Apoio, onde os usuários e familiares usufruem dos benefícios de segunda-feira à sexta-feira: hospedagem, alimentação, atendimento e orientações das equipes do Serviço Social, Psicológico e Jurídico.

A Associação busca sempre facilitar o processo de contribuição para quem apoia o trabalho da entidade e acredita na vida. Para isso, adotou-se o sistema de transferência Pix como mais um meio de doação. Em poucos cliques o doador pode fazer uma transação de forma segura utilizando apenas um celular com o aplicativo de seu banco. Com o novo sistema de transferência instantânea, é possível fazer uma contribuição para a Aapecan sem pagar taxas administrativas.

As Unidades de Ijuí e Uruguaiana têm suas gestões administrativas feitas em Santa Maria, por isso, para realizar uma doação para a Unidade de Ijuí, o usuário deve ir até a área destinada ao Pix no aplicativo do seu banco e informar o valor que deseja transferir e o CNPJ da Unidade de Santa Maria: 07.280.658/0004-96. Após conferir os dados, o utilizador pode confirmar sua operação, que vai auxiliar na continuação dos trabalhos da Unidade. Cada doação é remanejada para suas respectivas Unidades.

Na região, a Aapecan está presente em Ijuí, na Travessa Alvarenga Peixoto, nº 47, bairro São Paulo. 

Para mais informações, contate: (55) 3333-0289, ou pelo e-mail comunicacaoijui@aapecan.org.

Sobre a Aapecan

A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que atende, de forma gratuita, pessoas em situação de vulnerabilidade social diagnosticadas com Câncer. Desde a inauguração da primeira Unidade, em Caxias do Sul, e março de 2005, outras 13 já foram abertas no Estado do Rio Grande do Sul – dez delas com Casas de Apoio – nas quais são oferecidas, além de hospedagem com direito a acompanhante para usuários de outros Municípios, quatro refeições diárias e, na maioria delas, deslocamento aos centros médicos. Nesses 16 anos, a Aapecan já atendeu mais de 20 mil pessoas que necessitam de amparo social e emocional durante o tratamento contra o Câncer, assim como seus familiares, acompanhantes e responsáveis.

 

*ASCOM Aapecan 

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