AAPECAN: Auxiliando pessoas, acreditando na vida!

A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (AAPECAN) é uma entidade sem fins lucrativos que atende gratuitamente pessoas com diagnóstico de câncer em situação de vulnerabilidade social com o objetivo de amenizar o sofrimento físico e emocional do portador de câncer, assim como a desestruturação socioeconômica que a doença provoca na família.

A AAPECAN oferece apoio social, psicológico, oficinas e outras atividades. No estado do Rio Grande do Sul, a associação possui 14 unidades de atendimento e nove casas de apoio. Abrangendo a região noroeste do Estado, a  unidade de Ijuí hospeda gratuitamente pacientes cadastrados oriundos de outras cidades em tratamento oncológico que não possuem condições de arcar com as despesas de estadia ou realizar o trajeto todos os dias. Em entrevista, a psicóloga que atua na associação, Marcia Carvalho, falou sobre os atendimentos: 

A psicóloga destaca que o atendimento é feito para todos os públicos, desde crianças até idosos: 

Marcia também explica que o atendimento na associação é feito de segunda a sexta-feira e durante determinados períodos:

Frente à fragilidade socioeconômica e emocional que a doença provoca no paciente e em toda a família, a entidade oferece acompanhamento com assistentes sociais e psicólogos, os quais acolhem, orientam e identificam as necessidades dos que buscam ajuda. São realizados atendimentos individuais, grupos de apoio, encontros, visitas domiciliares, oficinas, confraternizações e passeios.

A Casa de Apoio de Ijuí ainda oferece quatro refeições diárias e possui 14 leitos. O trabalho é efetivado por meio de recursos arrecadados junto a população através de uma equipe de Central de Relacionamento, que solicita ajuda em gênero, recursos financeiros, parcerias, campanhas e promoções, que são revertidos em benefício aos usuários, como explica Marcia:  

A AAPECAN de Ijuí fica localizada na Rua Dr. Pestana, 76 – Centro. Em  seis anos de funcionamento, possui 1.235 usuários cadastrados, destes, um total de 250 ativos  de cerca de 60 diferentes municípios da região. Interessados em conhecer mais sobre o trabalho da entidade podem acessar o site da instituição ou ainda acompanhar as ações pela Página do Facebook. 

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]