Secretaria da Saúde de FW conclui mês de combate às hepatites virais com 350 testes realizados

Mês dedicado à conscientização e ao combate contra as hepatites virais, o Julho Amarelo foi concluído pela Secretaria Municipal de Saúde com centenas de testes rápidos realizados na população. Ao longo do mês, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Frederico Westphalen aplicaram 350 testes para detecção das hepatites B e C.

Parte significativa dos testes foi aplicada na segunda-feira (29), quando aconteceu o Dia D de combate às hepatites virais. Todos os postos de saúde realizaram testagem ao longo do dia e os profissionais orientaram os cidadãos sobre os perigos das doenças.

Testagem acontece o ano todo
Apesar de o Dia D ter sido uma ação específica em alusão ao Julho Amarelo, é possível realizar a testagem para as hepatites B e C a qualquer momento nos postos de saúde de Frederico Westphalen. Para isso, basta apresentar o cartão do SUS. As UBSs também disponibilizam testes rápidos e gratuitos para HIV e sífilis.

Conforme o Ministério da Saúde, as infecções causadas pelos vírus das hepatites B ou C frequentemente se tornam crônicas. Por nem sempre apresentarem sintomas, grande parte das pessoas desconhece ter a infecção. Isso faz com que a doença possa evoluir por décadas sem o devido diagnóstico.

O avanço da infecção compromete seriamente o fígado, podendo causar fibrose avançada ou cirrose, que podem levar ao desenvolvimento de câncer e necessidade de transplante do órgão. A taxa de mortalidade da hepatite C, por exemplo, pode ser comparada à do HIV e tuberculose.

Fonte: ASCOM Prefeitura de Frederico Westphalen 

Comentar