8ª Conferência de Saúde de Palmeira das Missões terá como tema a qualidade da saúde pública

A 8º Conferência Municipal da Saúde de Palmeira das Missões, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde em conjunto com o Conselho Municipal de Saúde e o campus da UFSM, acontecerá na quarta-feira, 8 de julho. O evento será realizado do Salão Paroquial da Igreja Matriz de Palmeira das Missões, com início previsto para as 8h.

O tema central deste ano será ‘Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro’. A partir do tema central serão estabelecidos três eixos de debates: Direito à Saúde, garantia de acesso à atenção de qualidade e controle social; Valorização do trabalho, educação em saúde e financiamento do SUS e Gestão e modelos de atenção à saúde, informação, educação e política de comunicação no SUS. Os trabalhos do evento serão guiados pelo documento elaborado pela Comissão Organizadora da 15ª Conferência Nacional de Saúde.

Toda a comunidade palmeirense está convidada a participar do evento, assim como os presidentes de bairros, escolas, órgãos ligados à saúde, autoridades, universidades e trabalhadores da saúde. Haverá transporte para a comunidade do Distrito de Santa Terezinha, com saída às 7h20min, passando na Unidade de Saúde do Alto União às 7h40min. Já para a comunidade do Distrito de Santa Rosa o transporte passará às 7h20min na escola.

A Conferência Municipal de Saúde tem como objetivo impulsionar, reafirmar e buscar a efetividade dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), além de avaliar o SUS e propor condições de acesso à saúde, ao acolhimento e à qualidade da atenção integral e fortalecer o Controle Social no SUS, garantindo formas de participação dos diversos setores da sociedade. O evento também pretende definir diretrizes e prioridades para as políticas de saúde locais, com base nas garantias constitucionais da Seguridade Social, no marco do conceito ampliado e associado aos Direitos Humanos.

Durante a manhã, o presidente do Conselho Municipal de Saúde Eloyr de Quadros fará uma apresentação sobre o que é a Conferência e sobre o controle social na saúde. Em seguida, o secretário municipal de Saúde Paulo Roberto Fernandes falará sobre a estrutura organizacional da Secretaria. A última fala da manhã será do superintendente do Hospital de Caridade Marcio Slavieiro que falará sobre a organização da instituição. À tarde, o público será organizado em grupos para debater os eixos, separadamente. Ao final da Conferência serão deliberadas as propostas e moções e serão eleitos os delegados que representarão o município na Conferência Estadual de Saúde.

Atenção: No dia do evento, o atendimento as urgências médicas será realizado no Hospital de Caridade para possibilitar a participação dos trabalhadores da saúde na Conferência.

 

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]