Secretaria de Saúde convoca população para cadastro no e-SUS

Cadastrar os usuários com suas informações em um único banco de dados e garantir mais recursos ao município na área da saúde. Estes são os principais objetivos do cadastramento dos pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Frederico Westphalen no Sistema e-SUS. O cadastro está sendo feito com dados que a Secretaria de Saúde de Frederico Westphalen tem dos usuários desde 2016 e, para complementar as informações, serão feitas visitas pelos agentes comunitários de saúde.

O e-SUS é um sistema informatizado de atendimento ao usuário das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e é fornecido pelo Ministério da Saúde gratuitamente aos municípios. “Ele possibilita a informatização dos atendimentos, qualificando as informações dos usuários e fornecendo ferramentas de gestão aos administradores”, explicou a agente administrativo auxiliar e administradora da instalação do e-SUS no município, Adriana Milani.

De acordo com o Ministério da Saúde, a meta estabelecida para Frederico Westphalen é cadastrar 28 mil usuários, divididos em sete Equipes de Saúde da Família (ESF), com quatro mil usuários em cada. Não há data limite para fazer o cadastro, mas a Secretaria de Saúde solicita que a população dirija-se até a UBS mais próxima de sua residência para fazer o cadastramento. É necessária apresentação do cartão SUS e comprovante de residência.

– Até o final de dezembro, as agentes comunitárias estarão nas UBS’s realizando estes cadastros. Após esse período, as visitas às famílias serão intensificadas – apontou Adriana.

 

Liberação de recursos

Segundo Adriana, a partir de 1º de janeiro de 2020, o Ministério da Saúde mudará a forma de financiamento da atenção primária – destinação de recursos para a área. Passarão a ser considerados o número de usuários cadastrados nas equipes de saúde e o desempenho das unidades, e esses dados deverão ser computados através do e-SUS.

 

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]